O lar é o lugar onde você deve se sentir confortável, protegido e seguro. Mas nos dias de hoje, infelizmente, um lar não significa mais a proteção que significava antigamente. E com o risco de ameaças externas aumentando, mesmo quando os moradores estão em casa, proteger a família e o lar contra invasores é uma necessidade no mundo atual.

Definitivamente não é mais um luxo ter equipamentos de segurança em casa. Por isso, existem no mercado cada vez mais recursos que ajudam a reforçar a segurança de residências, apartamentos, condomínios ou empresas. Um dos sistemas de segurança mais procurados é a câmera, um equipamento eficiente e agora mais acessível, já que a procura contribuiu para o aumento de oferta e diminuição considerável dos preços.

Nos últimos anos, esse recurso evoluiu muito. São muitas opções com variação de preço, qualidade e funções disponíveis no mercado: câmeras coloridas, preto e branco, com infravermelho, com microfone, câmera que se movimenta, oculta e até câmera falsa para inibir invasores. Com a instalação de câmeras de segurança, é possível vigiar ambientes internos e externos da casa, controlando o que acontece ao alcance da câmera, com a visualização de imagens até pela Internet. Assim, porteiro, condôminos, pais e mães podem saber o está acontecendo no condomínio e ver o que os filhos estão fazendo pela tela do computador.

Confira alguns modelos de câmeras comercializadas no mercado:

Câmeras coloridas
Essas câmeras geram uma imagem mais nítida, facilitando a identificação de pessoas. Devem ser instaladas em locais iluminados e locais que concentram maior passagem de pessoas, para aproveitar a qualidade de definição de imagem.

Câmeras preto e branco
Possuem menos definição de imagem, porém possuem um custo mais acessível. Como funcionam melhor no escuro, a indicação é instalar essas câmeras nas saídas de garagens e interior de escada.

Câmera com infravermelho
Permite o registro de imagens no escuro, por isso não devem ser usadas em locais iluminados, pois a imagem apresentará borrada na tela.

Câmeras com detector de movimento
Essa câmera pode ser acionada a partir do movimento ou mesmo emitir um som quando detectar um movimento.

E lembre-se: se a instalação da câmera for em uma área externa, escolha uma câmera a prova d’água ou com protetor.

Se você se animou com a ideia de instalar câmeras na sua casa ou condomínio, contate uma empresa especializada nesse sistema de segurança e analise a possibilidade de contratar também um serviço de monitoramento para casos de casos de emergência. Quando o assunto é segurança da sua família vale o ditado: toda a segurança é pouca.