Você não precisa mais gastar absurdos para repaginar a decoração em casa e ainda pode fazer isso de maneira sustentável. Como? Customizando e reutilizando objetos e materiais.

Cada vez mais arquitetos e designers de interiores têm usado a customização para dar novas funções a peças usadas e criar ambientes diferentes e únicos para os seus moradores. Reaproveitar está na moda: as peças artesanais têm sido muito valorizadas em mostras de decoração. Essa é uma tendência que promete ficar: além de ser mais econômica, agir de maneira mais sustentável em nosso dia a dia é uma necessidade que só tem aumentado.

Preparamos algumas dicas super bacanas e inovadoras de como aquelas coisinhas que iriam fora ou que estão há muito tempo guardadas no fundo do armário podem tornar os ambientes mais criativos e bem decorados!

Como reutilizar para decorar?

Caixas de papelão e de madeira: você pode forrar essas caixas com tecidos, transformando-as em sofisticados suportes para revistas, rolos de papel higiênico e toalhas, ou ainda em “porta-trecos”. Escolha os tecidos (estampados ou neutros) conforme seu gosto, as equilibrando com as cores predominantes no ambiente.

Latas de alumínio: Use-as para montar um lugar para guardar bijuterias. Com um spray da sua cor favorita, pinte as latas. Logo depois é só colar o fundo delas na parede, deixando-as lado a lado, com a abertura visível. Prontinho! Bastante prático, não?

Escorredores de massa e garrafas de vidro: Para decorar mesas e cômodas, pinte os objetos com spray da cor desejada. Logo em seguida, use o escorredor para arranjos maiores de flores e as garrafas para o suporte de algumas flores. O ambiente ficará mais vivo, colorido e perfumado!

Livros: Para quem é apegado demais aos seus livros para doá-los, a dica é os transformar em pés para uma mesinha de centro ou escrivaninha. Empilhe e amarre-os até a altura desejada para o cômodo e adicione um tampo de vidro sobre eles. Lembre-se de não exagerar na quantia de livros por pilha e de verificar sua estabilidade.

Paletes de madeira: Aquelas peças de madeira usadas para empilhar materiais em fábricas e supermercados podem virar um local aconchegante para relaxar lendo um livro. Você pode pintar o palete ou o deixar em madeira crua (que fica com um ar mais rústico). Sobre ele, adicione um colchão revestido – pode ser com pedaços de tecidos remendados – e almofadas. Esse item fica perfeito em varandas e espaços tranquilos, para descanso.

decoracao com pallets

Crédito do artigo: Tibério